Code Completion para XHTML no Eclipse

Recentemente foi liberada a melhoria no Eclipse que permite a utilização de code completion (assistente de código) para arquivos XHTML. Para quem trabalha bastante com JavaServer Faces ou Facelets isto é uma grande ajuda.  Este recurso foi liberado no dia 17/03/2010, ou seja, somente a versão Helios do Eclipse possui este recurso.

Para habilitar o code completion basta criar um Dynamic Web Project e na aba Configuration clicar em Modify. Na janela que se abrir selecione o facet JavaServer Faces como 2.0 e clique em OK. Neste momento não será mais possível clicar em Finish na tela de criação do projeto mas apenas em Next. Nas telas seguintes serão configuradas as JSF Capabilities que configuram as bibliotecas do JSF e configurações no aplicativo web.

Em JSFCapabilities é possível pré-configurar o JSF, informando a localização da biblioteca e o mapeamento que será considerado (o padrão é /faces/*). Clique em Finish.

Depois disso já será possível utilizar o code completion a partir de arquivos XHTML.

Este recurso já é abordado no tópico 1.4.4 do livro Programação Java para a Web (www.javaparaweb.com.br), onde é ensinada toda a preparação do ambiente de desenvolvimento para JavaServer Faces, PrimeFaces, Hibernate, Eclipse e MySQL.

Décio Heinzelmann Luckow

Tags: , , , , ,

3 Responses to “Code Completion para XHTML no Eclipse”

  1. Samuel Diogo Says:

    Boa tarde Décio. Estou estudando seu livro e é muito bom, parabéns. Estou no início e não estou configurar o JSF, pois no capítulo 2, após seguir os passos de configuração do JSF, ao realizar o teste, não é executada. Pode me ajudar, pois estou procurando em fóruns e não achei a solução até agora. Obrigado.

  2. Marcelo/SJCampos Says:

    Samuel, bom dia! Eu também estou no início deste livro e não consigo utilizar algumas funcionalidades. Se vc quiser trocar idéias, já que estamos no mesmo barco e momentos do livro, dê um toque.

  3. Luiz Guilherme Says:

    Boa noite, Estou com esse problema. do Code Completion para XHTML no Eclipse, Eu estou com esse Livro em mãos, essa Dica funciona somente se o Bean for mapeado pelo faces-config. Se for utilizado o mapeamento por Annotations, não funciona.
    Gostaria de saber se alguém conseguiu fazer funcionar por annotations. Usei essas duas anotaçoes na classe Bean. @ManagedBean(name=”usuarioBean”)
    @RequestScoped ; que inclusive foram tiradas do livro. A aplicação dessa maneira funciona Normalmente, porem o CODE COMPLETION não funciona no xhtml. Preciso de ajuda. Obrigado.

Leave a Reply

*